sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curriça


A curriça era um estábulo de campo onde o gado (rebanho de ovelhas) era encerrado durante a noite. De manhã o pastor libertava e conduzia os animais para o pasto, para regressar a esse refúgio ao fim do dia.

Hoje estão abandonadas, a maior parte no estado de degradação que a imagem testemunha, ou substituídas por construções recentes de estruturas metálicas e blocos de cimento. É menos romântico mas muito mais prático. Os materiais não são locais, mas os locais preferem-nos. Os pastores também já não palmilham quilómetros esquecidos da aldeia à curriça, deslocam-se de tractor com tracção às quatro rodas ou de moto 4. Embora ainda se encontrem algumas semelhanças: os pastores usam jeans esfarrapadas, mas porque é fashion e não porque as mesmas calças tinham que, no mínimo, durar uma estação; a cuequinha também se vê, mas mostra o nome do Calvin Klein e não o coçado da erosão provocada pelo uso contínuo.



2 comentários:

  1. Depois de ver as tuas fotografias, não sei bem se hei-se pendurar as botas se devo agarrar nelas e ir a estes sítios tentar imitar-te.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o elogio, embora seja manifestamente exagerado. Um abraço

    ResponderEliminar